INICIANDO UMA ROTINA DE ESTUDOS

quinta-feira, outubro 11, 2018


Primeiro post de conteúdo aqui do blog! Vamos começar com força total falando sobre um dos primeiros temas que comentei lá no instagram: iniciando uma rotina de estudos. Decidi refazer o post por aqui, não apenas por que tenho mais espaço, mas também por que mudei algumas coisas da minha rotina. Então vamos às dicas! 

DETERMINAR O TEMPO DE ESTUDO

Determinar seu tempo de estudo diário é uma das partes mais importantes. Você deve observar seus afazeres diários e determinar a quantidade de horas diárias que você deseja estudar, e de preferência, qual momento do dia você vai reservar para os estudos.
O nosso cérebro precisa de uma rotina para funcionar com mais força e não corrermos o risco de sofrer com aquela boa e velha procrastinação todos os dias. 
No meu caso, reservo 4h30 para os meus estudos agora. Antes eram apenas 3h. Estudo 1h30 para cada direcionamento de estudo, mas aumentando a parcela de cada um nos finais de semana e dias com mais horas disponíveis. No entanto, não aumentando os direcionamentos de estudos. São apenas 3 e quero mantê-los assim por enquanto. E eles são:

  • 1h30 para estudos direcionados a universidade. Estudo uma matéria por dia, já para tentar amenizar a loucura das semanas de provas. Leio, faço exercícios, trabalho e etc;
  • 1h30 para estudos voltados para OAB. Estou no 5º período do meu curso e ainda não tenho uma base doutrinária, estou formulando ela agora. Sem contar que são muitos assuntos para se estudar para OAB, que vem junto com TCC, formatura e tudo mais. Então, para tentar minimizar esse impacto, e também aumentar meu conhecimento sobre minha futura profissão, decidi já iniciar meus estudos para a prova;
  • 1h30 para estudos de concurso. Hoje mesmo estou iniciando meus estudos para um concurso específico e outro que também irei fazer, mas não direcionando tanto para este último. 

Nos dias mais livres e finais de semana eu tento adiantar as coisas desses estudos, fazer questões e tentar recuperar os atrasos causados por algum imprevisto durante a semana. 

FAZER UM CRONOGRAMA

Outra super dica é fazer um cronograma semanal das matérias que você irá estudar durante a semana, separando os devidos materiais de estudo de cada matéria. Vão por mim, se deixar para fazer isso no dia que for estudar, vai perder o tempo todinho só procurando apostila, vendo quais atividades você deve fazer no dia e lendo edital. 
Meu cronograma de estudo é cíclico. Se eu não fizer assim, me perco toda e dou prioridade apenas para as matérias mais fáceis e para as que mais gosto de estudar. Não pode! Temos que estudar tudo. E num cronograma cíclico fica difícil se sabotar, porque você tem que passar por todos os conteúdos. Um pequeno exemplo de um dos meus ciclos:



ESCOLHA UM CANTINHO DE ESTUDOS

Outra dica muito importante é escolher um cantinho de estudos, de preferência um lugar confortável, ventilado, com boa iluminação e o mais silencioso possível. Eu sei, eu sei... Você tem uma família grande, barulhenta, que te atrapalha na hora estudar. Ou não tem um lugar confortável que consiga se concentrar em casa... Eu entendo. Mas calma, não precisa se desesperar! Eu tenho algumas dicas para você.
Se não dá pra estudar em casa, que tal estudar na biblioteca da sua cidade? Ou na biblioteca de alguma universidade pública da sua cidade? Ou na biblioteca da sua escola e da sua própria universidade? Pra economizar tempo, você pode ir de uma vez para estudar, assistir aula e só voltar para casa depois. Leve sua marmita, seu material de estudo e aproveite o local. Sem contar que assim dá pra economizar tempo e vale transporte, né? 
Se por acaso tem um dinheirinho guardado, compra uma cadeira e uma mesinha, ou manda fazer uma especialmente para o seu quarto. Ou, se não tem dinheiro, começa a juntar! Invista em você e no seu futuro. Vale muito a pena! Com o dinheirinho que recebia da bolsa de pesquisa da universidade, consegui juntar um dinheirinho e mandei fazer uma escrivaninha com dois gavetões e um nicho enorme para colocar meu livros. Foi o dinheiro mais bem gasto da minha VIDA!  


Bom, essas são minhas dicas para você iniciar uma rotina de estudos. Tem muito chão pela frente, mas já é um começo, né? Nos próximos posts e também no instagram vou mostrando como anda minha dedicação aos estudos e a separação dos horários e matérias. Vamos seguir a rotina e arrebentar nos estudos! Xô procrastinação!  

Você também pode gostar

0 comentários