FINANCEIRO | 5 DICAS PARA ECONOMIZAR

sexta-feira, novembro 02, 2018


Acredito que todo mundo já passou por aquela crítica pergunta "onde foi parar o meu dinheiro do mês?". Às vezes gastamos com tantas coisinhas que consideramos insignificantes que nem reparamos no rombo que elas fazem no nosso orçamento. Alguns possuem muitas contas para pagar mesmo - o que deve ser revisto. Já parou pra pensar por que você tem tantas contas ou por que não consegue lidar com elas? -, mas outros simplesmente não sabem pra onde foi o dinheiro, que acaba antes de chegar o fim do mês.
Então, para iniciar essa jornada da educação financeira  aqui no blog, decidi começar com 5 dicas simples que fizeram grande diferença no meu orçamento, para você aplicar no seu dia a dia para economizar um pouco mais o seu dinheiro, além de gastá-lo com mais inteligência.

1. Levar marmita e água

Se tem uma coisa que gasta dinheiro é comida. Seja nas compras do mercado, uma saída pra lanchar ou se você passa o dia fora e precisa comprar comida. Então, uma super dica para enxugar mais seu orçamento e utilizar seu dinheiro com inteligência é levar marmita e água para onde você for. 
Deixei de comprar comida nas minhas saídas por algum tempo e vi a grande diferença no meu orçamento mensal e anual. Na universidade, por exemplo, eu levo meu lanche. Compro meus biscoitos e frutas do mês e levo para comer na hora que bate a fome, bem como minha própria água. Se por acaso eu preciso ir ao médico e sei que vai demorar, sempre levo minha água e um biscoitinho na bolsa, para não ter que gastar com comida nos lugares. No trabalho também, se tenho que almoçar por lá, preparo minha marmita do almoço. E assim para todas as ocasiões. Isso só não acontece quando não tem nenhum lanche em casa, quando acaba as compras do mês e não dá tempo de comprar nada para levar, aí sim eu gasto dinheiro com comida fora se caso precisar. Além de manter uma alimentação mais saudável, você economiza muito.
Dica extra: se por acaso precisar comprar comida, dê preferência para comprar em algum mercado perto do local. Sempre tem frutas, biscoitos e coisas em grandes quantidades com um preço bem mais em conta do que aquele lanche caro da lanchonete ao lado.  

2. Pagar contas em dia

Se tem uma coisa que come o seu dinheiro rapidinho são os juros. "Ah, mas se atrasar só um dia, não faz mal. São bem pequenos os juros". Não mesmo! Se você tem o costume de atrasar suas contas, sugiro que some o quanto você pagou APENAS de juros no ano, de todas as suas contas, para você dar uma olhadinha no rombo que isso causou no seu orçamento. Especialmente de cartão de crédito! Não faça mais isso. Faça de tudo para pagar as contas em dia! 

3. Tente fazer as coisas em casa

Eu não tenho habilidade nenhuma de fazer as unhas, no entanto reparei que estava gastando muito com manicure. Pé e mão custa no mínimo R$30! Então por que não tentar manter as unhas feitas em casa mesmo? Se não souber fazer, aprenda! Na internet tem vários vídeos ensinando e a prática leva a perfeição. Hoje eu pinto minhas unhas em casa e vou a manicure apenas uma vez no mês, pois minhas unhas dos pés são um pouco problemáticas e precisam de um cuidado mais profissional. Mas isso já deu uma bela enxugada no meu orçamento. 
Outra coisa que você pode aprender também é arrumar seu cabelo, fazer maquiagem, aprender a cozinhar para não ter que gastar com restaurante, limpar sua própria casa para não ter que gastar com diarista... E assim por diante. Tente aprender! 

4. Troque a TV a cabo por Netflix

Uma realidade que não podemos negar é que a Netflix já é dona do nossos corações 💗 Além de ter várias séries, programas, documentários e filmes legais, é baratinha e você ainda pode dividir com a galera! Essa dica é ainda mais legal se você passa o dia fora e não tem muito tempo de assistir TV. Está pagando sua TV a cabo caríssima para não ser usada. E com a Netflix, além de assistir coisas legais em casa, pode assistir no celular também, em qualquer lugar que você esteja. Netflix, nós te amamos! 

5. Tire os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados

Pois é, não é mito. Tirar os aparelhos da tomada quando não estão sendo usados realmente diminui a conta de energia da sua casa, pois o seu aparelho fica "em espera", consumindo uma boa parcela de energia. Então, deixe apenas a geladeira ligada quando sair de casa. Tire todos os outros aparelhos - inclusive da internet - da tomada. E se estiver em casa, faça o possível para tirar da tomada o que não estiver usando também. Garanto que fará toda a diferença na conta do mês. 

Espero que tenham gostado dessas dicas simples. Garanto que se começarem a aplicar no dia a dia, verão a diferença no orçamento 💰 

Você também pode gostar

0 comentários