MODA | MONTANDO UM GUARDA-ROUPA INTELIGENTE

sábado, novembro 10, 2018


Já teve aquela sensação terrível de ver o guarda-roupa cheio de roupas e mesmo assim você não ter nada para vestir naquela ocasião? Ou simplesmente não consegue fazer combinações legais entre suas peças? Pois bem, esse mal não afeta apenas você, mas a maioria das pessoas, inclusive eu!

Percebi que eu tinha diversas roupas, mas quando fui procurar uma camiseta branca para vestir com um shortinho básico eu simplesmente não tinha! Como que eu tenho meu guarda-roupa abarrotado de roupas e não tenho peças básicas para vestir? Tudo isso por que eu não estava sabendo escolher devidamente minhas peças na hora das compras. Acabava me deslumbrando com um modelo pouco visto, mas que no fundo eu sabia que não teria muitas oportunidades de usar. Mas ficava naquela "se eu não levar, acho que nunca mais irei encontrar um modelo desses". Coisa de gente consumista mesmo. Não podemos ser assim! Esse tipo de ação afetou meu guarda-roupa e inclusive meu bolso. E foi aí que decidi mudar isso e conhecer a proposta do guarda-roupa inteligente.  

Foto: Steal the look

A proposta do guarda-roupa inteligente é ter peças chaves, nas quantidades certas, para que você possa montar diversos looks com elas para diversas ocasiões. Na pirâmide acima, temos um exemplo das porcentagens que você deve aplicar no seu guarda-roupa. Desde os looks básicos até os acessórios. Sim, acessório também conta! Isso te ajuda a economizar e ainda montar looks lindos. Abracei a proposta e agora estou começando a montar o meu guarda-roupa inteligente. Mas por onde começar?



Livre-se das peças que você não usa mais e não usará

O primeiro passo é se livrar das coisas que você já não usa um bom tempo e nem se vê mais usando. Doe ou venda tudo aquilo que não combina mais com você e faça sem dó!

Priorizar as peças chaves

O outro grande passo é priorizar as peças chaves que irão compor o seu guarda-roupa inteligente. E isso inclui bolsa, calça, sapato, brincos... T U D O! E você vai determinar as quantidades a partir da pirâmide acima. Minha prioridade master são as peças mais casuais e as casuais chiques, por causa do meu trabalho e dos congressos que geralmente vou. 
Por exemplo, no meu caso eu priorizo muito uma boa calça preta. Tenho uma pra sair, mais chique; outra para trabalhar e uma outra para ocasiões mais casuais, como ir para a universidade. Acho que todo mundo deveria ter uma calça preta. É boa de combinar, é bonita, elegante e cabe em várias ocasiões.
Outra peça de extrema importância é uma boa calça jeans, de lavagem bonita e de boa qualidade. Uso pouco, mas é sempre bom ter. E uma peça que combina super com calça jeans, em várias ocasiões, são as blusas brancas. Camiseta + jeans não tem como errar. E assim, você vai montando o seu guarda-roupa inteligente com as peças que te dão várias oportunidades de uso e combinam com várias outras peças e acessórios do seu guarda-roupa. 
Ainda estou desenvolvendo o meu, comecei a pensá-lo há pouco tempo e já desenvolvi uma pequena lista das coisas que preciso ter para compô-lo:

  • Tênis branco
  • Jaqueta jeans
  • Camiseta branca básica
  • Short jeans básico
  • Sandália rasteira 
  • Short preto de alfaiataria
  • Blazer branco
Avaliei bastante essas peças antes de idealizá-las, pensando nas minhas necessidades do dia a dia e como poderia usar todas essas peças de diferentes maneiras com as roupas que eu já tenho em casa.
Compre coisas de boa qualidade
Outra coisa que te ajuda a maneirar nos gastos, é comprar coisas de boa qualidade. Isso não significa que você terá de comprar coisas caras, porque conheço muita marca cara aí que não vale uma cocada, como diz minha avó. Existem marcas boas de ótima qualidade num preço super acessível, basta pesquisar. Pesquisar é muito importante! Nunca compre por impulso. Para se ter um guarda-roupa inteligente deve haver planejamento, pesquisa e organização. 
Compre peças apenas duas vezes no ano
Tirando uma ocasião de muita urgência, compre suas peças apenas duas vezes no ano. Tenho certeza que você não precisa mais do que isso. E melhor, reserve-se para as ocasiões de grandes promoções! Vale muito a pena. Você só irá comprar o necessário, além de roupas novas para datas festivas e num preço muito bom. Observe mais ou menos quando geralmente tem promoções e bazares legais na sua cidade - como por exemplo, o Black Friday agora de novembro - e vá em busca das suas peças queridas. Guarde dinheiro e espere com sabedoria. Juro que vale a pena. 
Bom, como também iniciante neste processo de guarda-roupa inteligente, essas são as minhas dicas até o momento. Espero que tenham gostado!

Você também pode gostar

0 comentários