O MILAGRE DA MANHÃ

quinta-feira, novembro 15, 2018



Conheci este livro através de uma das minhas youtubers favoritas, Fran Guarniere. Ela sempre falou de coisas que eu gosto, como organização, hábitos, otimização de tempo e rotinas que podem transformar sua vida. E em um dos seus vídeos ela comentou a respeito do livro O Milagre da Manhã do escritor Hal Elrod. O livro fala sobre uma rotina que pode mudar a sua vida se você quiser e praticar. Naquele momento da minha vida eu estava passando justamente por período conturbado, no qual eu não conseguia organizar meus horários e não tinha disposição para acordar cedo. Então, logo me interessei e corri para comprar o livro. Comprei na Saraiva, tinha acabado de chegar no Brasil e custou R$18,00 na época. 

O autor começa a falar sobre sua vida antes de começar a praticar o Milagre da Manhã. Ele estava desmotivado, sem emprego, sem disposição para lutar pelos seus sonhos e vendo seu tempo ser desperdiçado com a procrastinação. Mas um dia ele decidiu mudar essa situação e começou a observar hábitos que nos fazem ter disposição durante um dia. Hal percebeu que se não tirarmos um tempo do dia para nosso crescimento pessoal, nunca atingiremos o sucesso que tanto almejamos. Isso me marcou muito, pois se tem uma coisa que é verdade é que o sucesso acompanha o crescimento pessoal. Quando nos elevamos como pessoa, aumentamos nosso conhecimento sobre a vida e sobre nós mesmos, tudo se transforma, novas ideias surgem e já não somos aquela pessoa de ontem. 

"O agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo hoje que está determinando em quem você está se tornando."

 E pensando nisso, ele uniu alguns hábitos para criar uma rotina de sucesso e que o elevasse como pessoa, criando assim os salvadores de vida, que nada mais são do que as 6 práticas que compõem O Milagre da Manhã. 


E como funciona o Milagre da Manhã? Você deve acordar antes das 8 da manhã e tirar uma hora antes de começar o seu dia para fazer essa rotina espetacular, que consiste - como falei anteriormente - em 6 práticas: silêncio, afirmações, visualização, exercícios, leitura e escrita. Não precisa ser nessa sequência, você pode adaptar para a maneira que você mais acha viável, no entanto deve-se fazer tudo! E como funcionam?
Primeiro, o silêncio consiste na prática de você meditar, rezar ou simplesmente respirar por alguns minutos. Está bem ligado a prática de concentração. Hal indica pelo menos 5 minutos para essa prática e eu acho bastante justo. Na prática do silêncio eu medito. Às vezes com músicas, outras vezes com meditação guiada, e estou amando! Está me ajudando muito na ansiedade e para acalmar um pouco minha mente barulhenta. É muito difícil, mas estou tentando. 
As afirmações são basicamente coisas que você deseja mudar na sua vida e almeja alcançar. Você deve escrevê-las em um papel e depois deve lê-las em voz alta, com pensamento positivo e acreditando naquilo que lê, por no mínimo 5 minutos. Essa sem dúvidas é uma das práticas que mais gosto. Mudou muito minha vida, meu pensamento e me motiva a seguir em frente com meus objetivos.
A visualização é outra prática que amo fazer! Você deve visualizar as coisas que deseja para sua vida como se já as possuíssem. É basicamente o pensamento positivo que atrai como um ímã essas coisas para sua vida. Hal, pra ajudar nisso, dá a dica de criarmos um quadro da visualização, no qual você pode colocar imagens de coisas que deseja alcançar, como a foto de uma casa, dinheiro, saúde, um lugar que deseja conhecer, etc. Deve-se fazer esse exercício durante no mínimo 5 minutos. 


Os exercícios sempre foram a parte mais difícil pra mim. Ele diz que devemos fazer 20 minutos de exercícios físicos, como alongamento, yoga, pilates, corrida ou qualquer outra coisa que te faça mexer o corpo. Isso é muito complicado pra mim normalmente, imagine logo pela manhã. Além disso, não tenho esse tempo para fazer pela manhã, mas encontrei uma solução: faço academia a tarde. Essa é a única prática que deixo para outro horário e de fato está funcionando. Melhorei muito meu sedentarismo e me sinto muito mais disposta. 
A prática da leitura é algo que já toma minha vida há muito tempo. O tempo que tenho disponível, estou lendo. No entanto, com a correria do dia a dia estava ficando quase impossível tirar um tempo para ler. Mas o Milagre da Manhã me proporcionou esse tempo. Você deve ler um livro por pelo menos 20 minutos. Adiantei várias leituras só com esse tempinho, acreditem se quiser. 
E por fim, temos a prática da escrita. Você deve tirar 5 minutos para escrever sobre seu crescimento pessoal com o Milagre da Manhã. Como deseja que seja seu dia, sua semana, o que você irá fazer de diferente. Pode fazer no computador, em um caderninho ou - assim como eu - fazer no Diário do Milagre da Manhã!




Para nos motivar nessa parte da escrita, Hal lançou esse diário super legal para te acompanhar no Milagre da Manhã. Quando vi, fiquei maluca! Era tudo o que eu estava precisando para me incentivar a começar essa rotina. Ele se compõe por semana - 52 semanas correspondentes a 1 ano - e para cada dia te dá um frase inspiradora e que te faz refletir sobre sua caminhada para o sucesso diário.


Para cada início de semana ele indica que você escreva de 3 à 5 objetivos que deseja alcançar e no fim de cada semana você deve fazer um pequeno resumo  sobre todas as suas conquistas e decepções da semana. 


Já estou na minha sétima semana praticando o Milagre da Manhã. No início foi mais difícil pois tinha dias que eu não acordava na hora certa. Mas agora, acordo todo dia no horário certinho, faço tudo e estou um pouco mais produtiva, entusiasmada com meus objetivos e mudando um pouco do meu eu a cada dia, como por exemplo ser mais paciente comigo mesma e cuidando mais do meu corpo e da minha mente.


Ainda tenho muito o que evoluir e estou determinada pra isso! Mas sem dúvidas, o Milagre da Manhã já transformou muito minha vida e sigo perseverante. Se você deseja acompanhar mais sobre a minha prática e evolução, basta me seguir no Instagram @stefanestudy! 
A quem mora em Campina Grande-PB, vocês podem encontrar ambos os livros na livraria Nobel, no Centro da cidade.

Espero que tenham gostado!

Você também pode gostar

0 comentários