ESTÁGIO | COMO CONSEGUI ESTÁGIO NO INSS

quarta-feira, fevereiro 27, 2019


Sou estagiária nível superior no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS há mais ou menos oito meses, estando no 5º período do curso de Direito. É o meu primeiro estágio estando no curso e confesso que estou amando a cada dia. 

Sempre quis estagiar desde o início, pensando na questão financeira e também de aprendizado. Aprendo bem mais rápido na prática! Desde o início do curso coloquei na cabeça que queria estagiar na primeira oportunidade e também que só aceitaria se fosse estágio remunerado. Sofri um pouco para conseguir, porque os estágios no Direito são bastante concorridos e geralmente só querem aceitar estagiários que estejam no 4º período em diante do curso. 

E quem deseja estagiar com remuneração deve ficar ligado no Portal CIEE. Eu sempre olhava todos os dias religiosamente e em um desses dias surgiu a minha vaga! Pra quem não conhece, o Centro de Integração Empresa-Escola - CIEE é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômico, que ajuda adolescentes e jovens em formação a ingressarem no mercado de trabalho. Várias empresas, públicas e privadas, se inscrevem no CIEE e quando necessitam de estagiário ou jovem aprendiz, pedem que o centro faça os anúncios das vagas ou até mesmo as seleções para que ocupem tais cargos. 

E para ter acesso ao banco de vagas você precisa se cadastrar no site, gratuitamente, e acompanhar a oferta de vagas no Portal do Estudante no próprio site. É fácil, prático e seguro. Além disso, o CIEE tem sedes físicas no Brasil todo, inclusive aqui na nossa cidade, Campina Grande-PB. 

Você deve acompanhar umas três vezes ao dia o site, porque às vezes eles lançam uma vaga e o limite de inscritos é atingido minutos depois, então eles acabam tirando o anúncio. Eu olhava de manhã, de tarde e de noite kkkk Estava desesperada. Mas numa bela noite, eles publicaram uma vaga - que só soube posteriormente que era no INSS - e eu me inscrevi. Poucos minutos depois a vaga sumiu para quem não se inscreveu, porque a seleção seria no DIA SEGUINTE e já tinham atingido o total de participantes. 

Pois é, a seleção foi no dia seguinte porque eles estavam precisando de dois estagiários nível superior com urgência, o que foi bom porque já comecei a trabalhar logo após a aprovação. No caso do INSS, o CIEE apenas divulgou as vagas, porque a seleção foi feita pelo próprio instituto. 

Eram quase 20 concorrentes e apenas duas vagas. Fizemos uma prova com 20 questões e uma redação. As disciplinas cobradas foram Direito Constitucional, Administrativo e Previdenciário, além de Português. O tema da redação era sobre a Reforma da Previdência. O tempo de duração foi de duas horas. Nos dispensaram e disseram que iriam ligar no mesmo dia confirmando quem tinha passado na prova para fazer a segunda fase da seleção que era a entrevista. 

Me ligaram! Fiquei super feliz e ansiosa. A entrevista foi no dia seguinte a prova e dos 20 só sobraram 5. Levei meu currículo, meu Lattes, meus RDMs... Tudo o que fosse contribuir para que eu conseguisse a vaga. Três pessoas me entrevistaram ao mesmo tempo, perguntaram várias coisas pessoais e sobre minha disposição e interesse para o estágio, além de pedirem que eu mexesse no computador e fizesse o que eles pedissem. Que foi basicamente abrir o Libreoffice e escrever algumas coisas. Como era uma agência de atendimento ao público, tinham que encontrar alguém familiarizado com computadores e ágeis no manuseio.  

Fui embora, confiante e com muita esperança. Me ligaram no mesmo dia informando que eu estava classificada e já começava na segunda! Não vou mentir que chorei horrores. Estágio em órgão público, de 6h, remunerado, contrato conforme a Lei do Estagiário, 5 minutos da minha casa... Sonho realizado! Estou amando estagiar por lá e aprendendo sobre TUDO! Em breve farei um post dizendo mais ou menos o que faço por lá.

Então, faça seu cadastro no CIEE e fique ligado nas vagas!

Você também pode gostar

0 comentários