LIVRO | DICAS PARA LER MAIS

domingo, março 03, 2019


Ler é um dos meus hobbies favoritos da vida. Tenho que ler ao menos um pouquinho no dia ou parece que algo está muito errado. Então, todo e qualquer tempinho que tenho eu leio. E mesmo tendo um rotina louca e super cheia, acabo lendo alguns livros no ano. No ano de 2018 li o total de 12 livros! Mas já houve anos em que li mais de 20 livros. Para muitos isso é pouco, para outros impossível. Mas não devemos julgar a nossa quantidade de leitura, o importante mesmo é ler! E sempre tentar ler mais, é claro. 

E pensando nisso, separei algumas dicas boas para você que deseja ler mais em 2019, mas ainda está meio perdido pelo caminho. Essas dicas são testadas diariamente por mim e garanto que ajudam muito! 

  • Leve sempre um livro com você
Não importa o lugar, a ocasião, a hora... Eu sempre levo um livro comigo, seja ele físico ou digital. Todo tempo livre é bom para a leitura. Seja em filas, enquanto espera atendimento no médico, no carro, no ônibus (perdi o número de livros iniciados e terminados dentro de ônibus hahaha). Minha mãe até reclama algumas vezes porque eu sempre levo um livro, mas faço questão. Então, que tal deixar o celular um pouco off nessas ocasiões e ler? Economiza bateria, internet e otimiza seu tempo. Pense nisso!
  • Separe um horário para ler
Eu sei que para muitas pessoas isso é um desafio, mas dedicar alguns minutinhos do seu dia para leitura faz toda diferença. Muita gente gosta de ler um pouco antes de dormir, nem que seja uma página. Já outras, logo quando acordam. Se você dedicar 10 minutinhos do seu dia só para a leitura, você verá a diferença, não apenas na quantidade de livros lidos, mas também no seu bem-estar! 
  • Leia mais de um livro por vez
Dependendo do meu humor, gosto de ler mais de um livro por vez. Isso acontece quando estou super ansiosa para ler alguns livros e decido ler tudo de uma vez. Geralmente intercalo a leitura com dois. Fazer isso é bom para variar o conteúdo e até mesmo para colocar o seu cérebro para trabalhar. A memória fica bem mais aguçada quando você tem que lembrar de mais de uma história o mesmo tempo. 
  • Estabeleça metas de leitura
Estabelecer metas de leitura também é uma dica muito boa para te incentivar a ler mais. O importante é estabelecer metas POSSÍVEIS, que caibam na sua vida e rotina. Nem adianta estabelecer metas absurdas que você sabe que não irá cumprir e acabar se frustrando e até abandonando de vez a leitura. O importante é estabelecer uma boa relação com a leitura e garantir o seu bem estar.
Comece com pequenas metas, como determinar uma quantidade de páginas/capítulos por dia para ler. Depois, quando se sentir mais confiante, pode aumenta-las e só então determinar certas quantidades de livros para ler no mês ou no ano. Vai por mim, dá super certo.
  • Primeiro, leia o que gosta
Essa dica parece muito óbvia, mas parece que muita gente não leva ela a sério no quesito iniciar leitura. Você deve achar um gênero/escritor que goste e iniciar o processo de leitura com eles. Nem adianta começar por um livro super difícil e gigantesco só por que parece ser mais cult. Isso só vai te frustrar! Então, sempre inicie com aquilo que gosta. Sabe aquele livro que você não consegue parar de ler? Comece por ele. Você não vai nem reparar e BUM, já acabou. Isso vai te instigar a ler mais e mais! 
Essa tática é ainda melhor quando esse livro cativante vem de uma série de livros. Ai você vai querer ler todos de uma vez em tempo recorde! Assim, você se sentirá mais segura para migrar para outros livros, gêneros, autores e ler cada vez mais.
É isso! Rumo às metas de leitura. Vamos parar de gastar tanto tempo no celular e ler mais!  

Você também pode gostar

0 comentários