ESTUDOS | TÉCNICA POMODORO

quarta-feira, março 06, 2019


Ultimamente estou estudando por uma técnica bastante popular chamada Pomodoro. E como eu testei, aprovei e estou me dando super bem, vim compartilhar aqui com vocês mais ou menos como funciona essa técnica. 

Conheci a técnica Pomodoro através de um studygram que gosto muito (@medsufoco) e passei a aplicar no último mês, mas ela já existe desde 1980! Foi criado por um cara chamado Francesco Cirillo e atualmente está muito popular nos estudos da vida, ajudando aquelas pessoas que têm certa dificuldade de se concentrar a longo prazo. A ideia da técnica é te manter focado em alguma atividade por um curto período de tempo e depois um descanso leve de 5 minutos e assim vai seguindo um ciclo. No término desse ciclo, você descansa um pouco mais que 5 minutos. E ela é chamada de Pomodoro justamente por causa daquele timer de cozinha que tem formato de tomate! 

Fonte: Pinterest

A técnica funciona da seguinte maneira:

  1. Você precisa afastar todas as distrações, como celular, televisão, etc;
  2. Vai arrumar todo o material de estudo e definir em qual atividade/disciplina irá focar nos primeiros 25 minutos;
  3. Coloque um cronômetro/pomodoro para alarmar após 25 minutos e inicie seus estudos;
  4. Após isso, faça uma pausa de 5 minutos e depois volte para se concentrar por mais 25 minutos;
  5. Se você não terminar o assunto em um ciclo, faça quantos forem necessários, mas após 4 ciclos sempre dar uma pausa maior de 15 minutos.

E é isso, fácil e prático! Está me ajudando muito, porque eu me distraio com muita facilidade. E nesse ritmo de estudos, estou bem mais empolgada e cheia de energia. O cérebro está conseguindo voltar a velha rotina de estudos sem parar.

Você conhece outras técnicas de estudos? Se sim, me conta lá no instagram (@stefanestudy), porque eu adoro conhecer novas técnicas!

Você também pode gostar

0 comentários