ROTINA DE QUEM ESTUDA E TRABALHA

terça-feira, fevereiro 19, 2019


A realidade de muitos estudantes é conciliar o tempo de trabalho com os estudos. Não são todos que possuem a oportunidade de dedicar todo o seu tempo aos estudos. E a grande pergunta que ronda a todos é se é possível conciliar o trabalho e os estudos. E a minha resposta é: dá sim!

No entanto, toda situação é relativa. Conheço algumas pessoas que lidam super bem com a rotina trabalho-estudos, mas já outras não possuem tanto sucesso assim e infelizmente acabam abandonando os estudos, na maioria das vezes. 

Eu, por exemplo, preciso conciliar o estágio no INSS com os meus estudos, além dos cuidados com a casa, namoro, vida social, etc. Não vou dizer que é fácil, mas essa é a vida que eu tenho e quero mantê-la assim, portanto busco lidar com tudo da melhor maneira possível e tentar ao máximo facilitar minha vida em todos os aspectos possíveis. 

  • Como fazer isso sem pirar ou morrer?
Antes de mais nada você deve pensar em como será sua rotina, o que você precisará renunciar e organizar para que isso dê certo. Sugiro que você anote num papel detalhadamente sua rotina geral. Assim dá para determinar quanto tempo você passa no trabalho e mensurar quanto tempo de estudo você terá. O ideal é colocar todos os seus compromissos fixos para ter noção do que você poderá fazer ou não para ter uma boa qualidade de vida.
Aprendi que para isso a gente precisar aprender a dizer não. Eu sempre fui muito participativa em tudo na minha vida, queria fazer tudo o que aparecesse. Academia, eventos na igreja, curso de inglês, pilates... No entanto, eu acabei perdendo o rumo das coisas e nada ficava bem-feito, além de me sentir exausta e muito infeliz. Então, tomei uma decisão na minha vida que é simplesmente respeitar os meus limites. Eu não posso fazer tudo de uma vez, precisaria priorizar as minhas prioridades. 
  • Monte uma rotina e respeite-a 
Do que adianta fazer toda uma rotina, onde você irá estudar em certos horários, vai gastar tantas horas para fazer tais coisas, tudo bem certinho e encaixado, se você não cumpre? Acaba burlando todos os compromissos da sua agenda para ver aquela série ou simplesmente adiar para depois? Quem trabalha e estuda deve cumprir os horários simplesmente porque não haverá tempo depois. Todo minuto é válido!
  • Estudar para as provas com antecedência
Estudar para as provas com antecedência é uma dica não só para quem trabalha e estuda, mas para todos! Entretanto, é ainda mais importante para quem tem sempre a agenda cheia. O ideal é estudar um pouco todos os dias, para não se sobrecarregar ou acumular matéria, e na semana da prova apenas revisar. 
  • Tentar adequar o trabalho e os estudos para a rotina que melhor funcione para para você
Essa não é uma dica fácil, mas possível. Tem gente que trabalha 8 horas por dia e quer pagar 10 cadeiras na universidade. Bando de doidos!!! Se você precisa dar certa prioridade ao seu trabalho, a melhor dica é adequar a quantidade de estudos para que estes sejam bem realizados e você tenha uma boa qualidade de vida. Exemplo disso é reduzir a quantidade de cadeiras pagas nos semestres da universidade. 
Vendo pela perspectiva de emprego, que é a mais difícil hoje em dia, o ideal seria trabalhar com coisas do seu ramo ou empregos que sejam flexíveis a sua rotina. Minha situação, por exemplo. Eu estudo a noite, pois eu rendo bem mais e tenho o dia livre, além disso posso ir a universidade com minha mãe que estuda a noite também, assim já economizando o tempo do ônibus. Além disso, escolhi estudar a noite pensando nos estágios e trabalhos da vida. Decidi que queria um estágio de no máximo 6h para poder ter um horário do dia apenas para os estudos. Demorou, mas depois de muito esforço, consegui um estágio que me proporcionasse isso. Ademais, vi os benefícios de ser estagiária, tendo em vista que nos dias das provas você pode ter carga horária reduzida pela metade e o dinheiro pago supriria as minhas necessidades... 

E é assim que você deve pensar. Dê uma chance para si mesmo. Se a melhor maneira é trabalhar para si, vender coisas ou prestar serviços, então tente. Se deseja ser estagiário, corra atrás. Se quer trabalhar em alguma empresa, então faça o possível para que isso aconteça. Quem estabelece limites na sua vida e sonhos é apenas você.

Você também pode gostar

0 comentários