SOBRE O CURSO DE DIREITO

quarta-feira, fevereiro 13, 2019


As aulas na universidade em que estudo - a UEPB - irão começar segunda-feira, dia 18 de fevereiro, e pensando nisso decidi fazer um post com algumas opiniões sobre o curso para dar um norte a quem está iniciando agora.

Eu sempre quis fazer Direito, era um sonho que vinha sendo alimentado durante muito tempo. Isso por que, ao meu ver, ele te concede ferramentas necessárias para você lutar contra a desigualdade, praticar a justiça, mudar um pouco essa sociedade tão suja e corrupta. E até hoje penso assim! 

Nunca irei esquecer do meu primeiro dia de aula. Estava ansiosa, mas muito feliz por estar naquela sala em que tanto sonhei estudar! Sempre fiz tudo com muito gosto e dedicação justamente por amar tanto o curso - e depois descobri que isso é extremamente importante para seguir no curso. 

Iniciarei o 6º de 11 períodos agora e com base nas experiências vividas até agora, trouxe algumas considerações a respeito do curso 📝

  • Estudar toda hora
Pois é, amigos. Para ser um bom profissional, não basta estudar apenas quando estiver em semana de provas. Tem que ralar muito, estudar todo dia, ler artigos científicos, se atualizar quanto às leis... Por isso é tão importante você gostar do curso. Quando amamos o que fazemos, tudo é prazeroso. 
  • Não precisa comprar todos os livros do mundo
Comprar todos os livros que os professores indicarem na ementa do curso não é algo aconselhável. O bom mesmo é começar a comprar só depois do segundo período, porque os livros de Direito são caros e todo ano são atualizados com mudanças nas leis, edições melhores, etc. Além disso, você deve encontrar os seus doutrinadores favoritos e aqueles indispensáveis e dar prioridade a estes. O que importa é você entender o assunto! 
  • Você deve ser autodidata 
Na maioria dos cursos universitários o tempo é muito corrido e os professores acabam não conseguindo passar todo o conteúdo detalhadamente. São muitas leis, muitas teorias, muitos casos práticos... Então, cabe a nós, na maior parte do tempo, estudarmos sozinhos. Pegar um assunto que você não sabe absolutamente nada e estudar do zero. Ler, assistir vídeo aula, resolver questões, ler as leis, e assim seguir com o curso. Acreditem, isso é MUITO recorrente! 
  • No início, todo mundo quer ser magistrado...
Graças ao meu bom Deus, o curso de Direito te trará um leque gigantesco de carreiras jurídicas para trabalhar. No início, só pensamos em sermos magistrados ou advogados. Depois descobrimos que não são carreiras tão glamurosas assim. Passamos a conhecer os defensores públicos, os promotores, os auditores, os professores... E por ai vai. Você pode voar longe, basta querer! 
  • Competitividade 
Por vida, este curso é um dos mais competitivos do mundo. Especialmente no Brasil, que possui a maior quantidade de cursos e formandos de Direito do MUNDO! Mas não se entristeça com isso. Você verá que pouquíssimos se destacam no bom e árduo trabalho do Direito - infelizmente. Todo o esforço valerá a pena a cada passo dado. Entretanto, toda essa competição te instiga a ir em frente, buscando superar-se todos os dias.

Busque sempre pessoas para se inspirar e elevar o ânimo! Temos um grande futuro pela frente ✊

Você também pode gostar

0 comentários