SOBRE O CURSO DE HISTÓRIA

terça-feira, abril 16, 2019


Para os que ainda não sabem, já cheguei a cursar 4 períodos do curso de licenciatura em História no Universidade Federal da Paraíba. Sempre tive duas opções de curso em mente, que eram Direito e História. Como não passei de primeiro em Direito, mas sim em História, cursei até passar no que eu realmente queria. 

Não vou nem mentir que no primeiro período em pensei em desistir. Fiquei super mal por não ter passado em Direito e o primeiro período de qualquer curso não é nada fácil, especialmente do curso de História. A única coisa que me segurou mesmo foram meus familiares e a cadeira de Pré-História, que eu amei de um jeito que nem sei explicar. Eu lia sobre cerâmica e artes rupestres com o maior prazer do mundo kkkk E na minha cabeça, se eu me apegasse a isso, tudo iria passar rápido e eu iria me encontrar no curso depois. E foi isso que aconteceu.

Eu simplesmente fiquei encantada no segundo período do curso. Estudar a construção da História, do ser humano, fazer discussões sobre todos os tipos de coisas... Tudo isso me deslumbrou. Eu acredito que eu precisava dessa transformação como ser humano e estudante para poder ingressar melhor no Direito. E eu só deixei História por que passei para Direito, pois me sentia completamente realizada dentro do curso. 

Na UFCG a grade do curso é construído de forma cronológica da história e  que vai se complementando com cadeiras de filosofia, sociologia e educação, já que o curso é de licenciatura. Prepare-se para ler muito, gastar muito dinheiro com xerox e quebrar a cabeça com as teorias mais diversas sobre a História nas cadeiras de Introdução. Além disso, aprendi no curso a importância de fazer artigos, de conhecer os dois lados da moeda e rebater com as mais diversas opiniões de autores, professores e colegas de curso. Aprendi a importância de um mestrado, de um doutorado e de uma tese bem feita. O curso me ensinou a pensar grande e eu agradeço demais por isso.

Mas uma das coisas que mais me encantou foi a minha introdução no mundo da pesquisa. Antes de trancar o curso, tive a oportunidade de ser bolsista no PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Ganhava apenas R$400, mas que quebravam muito meu galho e foi o meu dinheirinho, que eu ganhava com muito esforço e amor, porque nunca me encantei tanto com algo como me encantei com a pesquisa. Me senti a verdadeira historiadora, pegando algo totalmente aleatório, que ninguém tinha falado ainda, e escrevendo sobre. A verdadeira construção da História.

E são esses tipos de sensações que o curso te proporciona, além de grupos de estudo fantásticos, grupos políticos dos mais diversos, a iniciação a docência e muito mais. 

Não é um curso caro. Ele pode ser um curso barato, se você quiser. Eu vivia de apostilas, que custavam baratinhas. Quando podia, juntava um dinheiro e comprava um livro legal sobre os assuntos que eu mais me interessava. É verdade que os cursos de doutrina em História não são baratos e são bem difíceis de encontrar. Mas pra tudo na vida tem jeito. Graças aos professores, nós tínhamos acessos aos materiais de forma barata e acesso facilitado. 

Ainda sinto muito falta do curso, apesar de estar feliz onde estou. Continuo estudando os mais diversos assuntos de história quando posso, compro livros e sempre estou entrando em contato com meus colegas de curso. Sem dúvidas, foi uma das melhores épocas da minha vida acadêmica. 

Se você tem interesse no curso ou até mesmo cursa História, vamos compartilhar todo esse amor lá no meu Instagram (@stefanestudy) 💞

Você também pode gostar

0 comentários