5 DICAS DE CONVIVÊNCIA PARA QUEM DIVIDE MORADIA

quarta-feira, fevereiro 06, 2019


Boa convivência é algo extremamente importante para a vida de qualquer pessoa, porque interfere diretamente no bem-estar e qualidade de vida de todos. Eu sei bem disso pois dividi apartamento por um ano com 4 - depois 3 - meninas quando passei para o curso de Direito na Universidade Estadual da Paraíba.

Para situar vocês, uma breve história: eu cursei História na Universidade Federal de Campina Grande durante dois anos. Apesar de gostar muito do curso, meu grande sonho sempre foi fazer Direito na UEPB. Fiz Enem até passar, no ano de 2016. Mas não passei para minha cidade Campina Grande-PB, passei para o Campus de Guarabira-PB, uma cidade que a fica mais ou menos a 40 minutos da minha. 

Nem pestanejei e fui morar lá. Nunca tinha morado com ninguém além da minha mãe e confesso que fiquei com um pouquinho de medo, mas é como dizem: medos foram feitos para serem encarados. E então eu fui. Conversei com algumas meninas na internet que se encontravam na mesma situação que a minha e nos unimos para dividir um apartamento. Fomos até lá dar uma olhada, gostamos, o custo era acessível, então fechamos contrato e fomos morar lá. 

Fiz minha mudança um dia anterior ao início das aulas. Não sabia de nada da cidade, não conhecia ninguém e não tinha intimidade com nenhuma das meninas. Mas acreditem, a primeira coisa que pensei foi: pra dar certo temos que impor regras e separar as obrigações de cada uma. E não é que deu certo? Funcionamos muito bem e nos tornamos grandes amigas até hoje! 

Com essa experiência eu venho compartilhar 5 dicas bacanas pra te ajudar a ter uma melhor convivência com as pessoas que moram ou irão morar com você:

  • Manter a casa sempre limpa delegando os afazeres de cada pessoa
Se você pensou que só por que foi morar longe de seus pais tudo ia ser na doideira, pensou errado. Bagunça e sujeira não somem sozinhas e causam uma grande infelicidade para os moradores da casa. Por isso, é de grande importância estabelecer os dias e as atividades de cada um para manter a casa sempre limpa e organizada. 
Como eu fazia: como éramos 5, separamos cada dia da semana para uma pessoa fazer as atividades que deveriam ser feitas diariamente. Por exemplo: o meu dia era a terça-feira, pois eu chegava de viagem na segunda e ia embora na sexta. Então a terça era a melhor opção. Os afazeres diários eram: varrer e passar pano na casa; lavar o banheiro que eu usava; limpar o quarto que eu dormia; limpar o fogão; lavar os panos de chão/de prato/de pia que estivessem sujos. E cada dia da semana era para uma pessoa. Assim, todas descansavam e só precisavam limpar pesado um único dia da semana.
Além disso, cada um deveria lavar e secar sua própria louça. Isso é MUITO importante! Especialmente se tem poucos utensílios na casa. 
  • Dividir as despesas
Obviamente dividíamos as despesas gerais. As contas de aluguel, água, energia e internet eram divididas igualmente e pagas no dia certinho, sem atrasos. Cada um ficava responsável por recolher e pagar alguma conta no dia certo. Eu, por exemplo, era responsável por recolher o dinheiro e pagar a internet no dia. Simples e prático! 
Além disso, dividíamos o gás, produtos de limpeza e a água mineral. A água mineral, como acaba mais rápido, fizemos um rodízio para quem ficaria responsável por comprar. Cada uma ficava responsável na sua vez. 
Tudo isso era anotado num quadrinho que tínhamos na parede. Assim, todo mundo via suas obrigações e cumpria no dia certo sem ninguém ter que ficar cobrando e causando um desconforto. 
  • Entender a rotina de cada um e definir regras
Entender a rotina de cada pessoa é importante para respeitar a individualidade de cada um. Exemplo: tem gente que dorme às 20h, e saber disso é importante para os outros moradores da casa que dormem mais tarde, respeitarem o sono dessa pessoa; se estudam no mesmo horário, devem se programar para usar o banheiro para ninguém sair atrasado... Respeitar a rotina de todos é muito importante. Outra coisa muito importante também é definir regras. 
É importante todos sentarem e dialogarem sobre o que gostam ou o que não gostam para poderem definir, de forma democrática, as regras da casa. Como: amigos podem frequentar a casa? Se alguém vier deve ser avisado com antecedência? Namorados(as) podem dormir na casa?
Tudo isso é muito importante para não causar conflitos desconfortáveis entre os moradores. 

  • Comida
Comida é uma questão muito importante e consome bastante tempo e dinheiro para quem quer que seja. A princípio, eu dividia a comida e o trabalho de cozinhar com duas meninas. Nós fazíamos a feira do essencial e dividíamos a conta, além de cozinharmos juntas o almoço da semana ou do dia. Isso por que as outras duas gostavam de comer suas próprias coisas - inclusive uma era vegana. Mas depois, cada uma começou a cozinhar o seu e comprar suas próprias comidas. Claro que tinha dia que queríamos fazer algo grande, um super lanche, ai dividíamos as despesas e afazeres, dividíamos as verduras, frutas e tudo mais que quiséssemos. "Alguém quer tomate? Tenho um sobrando" "Alguém quer carne? Irei comprar agora, podemos dividir". 
Fazíamos de uma maneira bem tranquila, nunca tivemos problemas com isso. Mas tudo por que tínhamos um sistema organizado. 
  • Ser gentil, educado e ter bom senso
Acreditem, falta muito disso nas pessoas. Ser gentil, educado e ter bom senso não custa nada, mas vale ouro. Tive a sorte de morar com pessoas incríveis e que hoje são minhas grandes amigas, que me fazem ter saudades de morar com elas 💗 Nos respeitávamos, fazíamos questão de sermos educadas umas com as outras e tínhamos bom senso para saber os limites e as qualidades de cada um. Cuidávamos umas das outras, na saúde ou na doença, estudávamos juntas, trocávamos produtinhos de beleza e muitas risadas. 
Basta muito pouco para se ter uma boa convivência, só precisa de um pouquinho de esforço e atenção que tudo dá certo. 
Tentem aplicar isso com seus familiares e amigos que eu garanto que dá certo e vale a pena!

Você também pode gostar

0 comentários