• Início
  • Sobre
  • Categorias
    • Direito
    • Estudos
    • Lifestyle
  • Contato
instagram

Stefane Brito

    • Início
    • Sobre
    • Categorias
    • _Direito
    • _Estudos
    • _Lifestyle
    • Contato

    Antes eu acreditava que para otimizar o meu tempo no dia a dia seria necessário fazer grandes mudanças na minha rotina. Depois de muito pesquisar e ler sobre o assunto, descobri que pequenas mudanças acabam sendo mais eficazes nesse quesito. Ainda estou nesse processo de incluir novos hábitos na minha rotina, organizando-a de um jeito mais adequado para meu estilo de vida. Mas já nesse pouco tempo descobri algumas maneiras de melhorar o uso do meu tempo.

    • Escolher a roupa do dia seguinte na noite anterior
    Essa dica foi me dada pela maravilhosa youtuber Fran Guarniere. E realmente funciona! Eu sofro muito para escolher o look correto para cada ocasião e acabo me atrasando algumas vezes por causa disso. Mas depois que comecei a separar os looks do dia na noite anterior, tudo ficou mais tranquilo e otimizei bastante o meu tempo! 
    • Tenha uma agenda ou planner
    Eu AMO agendas e planners! Me ajudam muito a organizar meu tempo e me ajuda a calcular quanto tempo tenho para cumprir algo no prazo certo sem me estressar. É importante anotar todos os seus compromissos, de preferência organizar semanalmente, além de usá-la com inteligência. Ela não serve apenas para te lembrar dos compromissos, mas também a você fazer algo com antecedência para aliviar os dias mais cheios. Como por exemplo, terei duas provas e dois trabalhos numa mesma semana. Eu sei que preciso de no mínimo 2 semanas para estudar - devido os meus compromissos - para ficar apenas revisando durante a semana. Então eu adianto os trabalhos nas horas vagas ou nos finais de semana e também já reservo os horários de estudo. 
    • Deixe as bolsas do dia arrumadas na noite anterior
    Pra quem estuda e trabalha isso é muito importante, até mesmo para não se esquecer de nada que precisa e não acabar tendo que voltar pra casa procurar o que você deseja. Na noite anterior, coloque tudo o que você precisa dentro da bolsa, como dinheiro, o lanche, carteira, chaves de casa, cartão do ônibus... Tudo o que você precisa! Da mesma maneira a mochila da universidade, ou a bolsa de ir para o médico com toda documentação necessária, etc. 
    • Faça a comida da semana
    Tire umas horinhas do seu domingo para preparar a comida da semana. Planeje seu cardápio cozinhe e depois coloque tudo na geladeira, para que durante a semana você não perca tempo cozinhando. Basta só esquentar a comida, o máximo assar a carne, e comer. Acreditem, economiza MUITO seu tempo!
    • Limpe um cômodo da casa por dia
    Se tem uma coisa que consome o tempo é cuidar de casa. Mas descobri uma maneira eficaz de tentar driblar o tempo gasto com isso. Eu determino um cômodo da casa por dia da semana. Por exemplo, quarta-feira eu tenho que limpar um dos banheiros e na quinta-feira limpar o meu quarto e assim por diante. Isso me ajuda bastante, especialmente por não ter que fazer coisas na casa a semana inteira e depois tirar um dia para limpar ela toda de uma vez. Fazendo um pouco todo dia, a casa sempre se mantêm limpa e arrumada!


    Espero que essas dicas deem certo para você também! 
    Continue lendo


    Conheci este livro através de uma das minhas youtubers favoritas, Fran Guarniere. Ela sempre falou de coisas que eu gosto, como organização, hábitos, otimização de tempo e rotinas que podem transformar sua vida. E em um dos seus vídeos ela comentou a respeito do livro O Milagre da Manhã do escritor Hal Elrod. O livro fala sobre uma rotina que pode mudar a sua vida se você quiser e praticar. Naquele momento da minha vida eu estava passando justamente por período conturbado, no qual eu não conseguia organizar meus horários e não tinha disposição para acordar cedo. Então, logo me interessei e corri para comprar o livro. Comprei na Saraiva, tinha acabado de chegar no Brasil e custou R$18,00 na época. 

    O autor começa a falar sobre sua vida antes de começar a praticar o Milagre da Manhã. Ele estava desmotivado, sem emprego, sem disposição para lutar pelos seus sonhos e vendo seu tempo ser desperdiçado com a procrastinação. Mas um dia ele decidiu mudar essa situação e começou a observar hábitos que nos fazem ter disposição durante um dia. Hal percebeu que se não tirarmos um tempo do dia para nosso crescimento pessoal, nunca atingiremos o sucesso que tanto almejamos. Isso me marcou muito, pois se tem uma coisa que é verdade é que o sucesso acompanha o crescimento pessoal. Quando nos elevamos como pessoa, aumentamos nosso conhecimento sobre a vida e sobre nós mesmos, tudo se transforma, novas ideias surgem e já não somos aquela pessoa de ontem. 

    "O agora importa mais do que qualquer outro momento, pois é o que você está fazendo hoje que está determinando em quem você está se tornando."

     E pensando nisso, ele uniu alguns hábitos para criar uma rotina de sucesso e que o elevasse como pessoa, criando assim os salvadores de vida, que nada mais são do que as 6 práticas que compõem O Milagre da Manhã. 


    E como funciona o Milagre da Manhã? Você deve acordar antes das 8 da manhã e tirar uma hora antes de começar o seu dia para fazer essa rotina espetacular, que consiste - como falei anteriormente - em 6 práticas: silêncio, afirmações, visualização, exercícios, leitura e escrita. Não precisa ser nessa sequência, você pode adaptar para a maneira que você mais acha viável, no entanto deve-se fazer tudo! E como funcionam?
    Primeiro, o silêncio consiste na prática de você meditar, rezar ou simplesmente respirar por alguns minutos. Está bem ligado a prática de concentração. Hal indica pelo menos 5 minutos para essa prática e eu acho bastante justo. Na prática do silêncio eu medito. Às vezes com músicas, outras vezes com meditação guiada, e estou amando! Está me ajudando muito na ansiedade e para acalmar um pouco minha mente barulhenta. É muito difícil, mas estou tentando. 
    As afirmações são basicamente coisas que você deseja mudar na sua vida e almeja alcançar. Você deve escrevê-las em um papel e depois deve lê-las em voz alta, com pensamento positivo e acreditando naquilo que lê, por no mínimo 5 minutos. Essa sem dúvidas é uma das práticas que mais gosto. Mudou muito minha vida, meu pensamento e me motiva a seguir em frente com meus objetivos.
    A visualização é outra prática que amo fazer! Você deve visualizar as coisas que deseja para sua vida como se já as possuíssem. É basicamente o pensamento positivo que atrai como um ímã essas coisas para sua vida. Hal, pra ajudar nisso, dá a dica de criarmos um quadro da visualização, no qual você pode colocar imagens de coisas que deseja alcançar, como a foto de uma casa, dinheiro, saúde, um lugar que deseja conhecer, etc. Deve-se fazer esse exercício durante no mínimo 5 minutos. 


    Os exercícios sempre foram a parte mais difícil pra mim. Ele diz que devemos fazer 20 minutos de exercícios físicos, como alongamento, yoga, pilates, corrida ou qualquer outra coisa que te faça mexer o corpo. Isso é muito complicado pra mim normalmente, imagine logo pela manhã. Além disso, não tenho esse tempo para fazer pela manhã, mas encontrei uma solução: faço academia a tarde. Essa é a única prática que deixo para outro horário e de fato está funcionando. Melhorei muito meu sedentarismo e me sinto muito mais disposta. 
    A prática da leitura é algo que já toma minha vida há muito tempo. O tempo que tenho disponível, estou lendo. No entanto, com a correria do dia a dia estava ficando quase impossível tirar um tempo para ler. Mas o Milagre da Manhã me proporcionou esse tempo. Você deve ler um livro por pelo menos 20 minutos. Adiantei várias leituras só com esse tempinho, acreditem se quiser. 
    E por fim, temos a prática da escrita. Você deve tirar 5 minutos para escrever sobre seu crescimento pessoal com o Milagre da Manhã. Como deseja que seja seu dia, sua semana, o que você irá fazer de diferente. Pode fazer no computador, em um caderninho ou - assim como eu - fazer no Diário do Milagre da Manhã!




    Para nos motivar nessa parte da escrita, Hal lançou esse diário super legal para te acompanhar no Milagre da Manhã. Quando vi, fiquei maluca! Era tudo o que eu estava precisando para me incentivar a começar essa rotina. Ele se compõe por semana - 52 semanas correspondentes a 1 ano - e para cada dia te dá um frase inspiradora e que te faz refletir sobre sua caminhada para o sucesso diário.


    Para cada início de semana ele indica que você escreva de 3 à 5 objetivos que deseja alcançar e no fim de cada semana você deve fazer um pequeno resumo  sobre todas as suas conquistas e decepções da semana. 


    Já estou na minha sétima semana praticando o Milagre da Manhã. No início foi mais difícil pois tinha dias que eu não acordava na hora certa. Mas agora, acordo todo dia no horário certinho, faço tudo e estou um pouco mais produtiva, entusiasmada com meus objetivos e mudando um pouco do meu eu a cada dia, como por exemplo ser mais paciente comigo mesma e cuidando mais do meu corpo e da minha mente.


    Ainda tenho muito o que evoluir e estou determinada pra isso! Mas sem dúvidas, o Milagre da Manhã já transformou muito minha vida e sigo perseverante. Se você deseja acompanhar mais sobre a minha prática e evolução, basta me seguir no Instagram @stefanestudy! 
    A quem mora em Campina Grande-PB, vocês podem encontrar ambos os livros na livraria Nobel, no Centro da cidade.

    Espero que tenham gostado!
    Continue lendo

    Já teve aquela sensação terrível de ver o guarda-roupa cheio de roupas e mesmo assim você não ter nada para vestir naquela ocasião? Ou simplesmente não consegue fazer combinações legais entre suas peças? Pois bem, esse mal não afeta apenas você, mas a maioria das pessoas, inclusive eu!

    Percebi que eu tinha diversas roupas, mas quando fui procurar uma camiseta branca para vestir com um shortinho básico eu simplesmente não tinha! Como que eu tenho meu guarda-roupa abarrotado de roupas e não tenho peças básicas para vestir? Tudo isso por que eu não estava sabendo escolher devidamente minhas peças na hora das compras. Acabava me deslumbrando com um modelo pouco visto, mas que no fundo eu sabia que não teria muitas oportunidades de usar. Mas ficava naquela "se eu não levar, acho que nunca mais irei encontrar um modelo desses". Coisa de gente consumista mesmo. Não podemos ser assim! Esse tipo de ação afetou meu guarda-roupa e inclusive meu bolso. E foi aí que decidi mudar isso e conhecer a proposta do guarda-roupa inteligente.  

    Foto: Steal the look

    A proposta do guarda-roupa inteligente é ter peças chaves, nas quantidades certas, para que você possa montar diversos looks com elas para diversas ocasiões. Na pirâmide acima, temos um exemplo das porcentagens que você deve aplicar no seu guarda-roupa. Desde os looks básicos até os acessórios. Sim, acessório também conta! Isso te ajuda a economizar e ainda montar looks lindos. Abracei a proposta e agora estou começando a montar o meu guarda-roupa inteligente. Mas por onde começar?



    Livre-se das peças que você não usa mais e não usará

    O primeiro passo é se livrar das coisas que você já não usa um bom tempo e nem se vê mais usando. Doe ou venda tudo aquilo que não combina mais com você e faça sem dó!

    Priorizar as peças chaves

    O outro grande passo é priorizar as peças chaves que irão compor o seu guarda-roupa inteligente. E isso inclui bolsa, calça, sapato, brincos... T U D O! E você vai determinar as quantidades a partir da pirâmide acima. Minha prioridade master são as peças mais casuais e as casuais chiques, por causa do meu trabalho e dos congressos que geralmente vou. 
    Por exemplo, no meu caso eu priorizo muito uma boa calça preta. Tenho uma pra sair, mais chique; outra para trabalhar e uma outra para ocasiões mais casuais, como ir para a universidade. Acho que todo mundo deveria ter uma calça preta. É boa de combinar, é bonita, elegante e cabe em várias ocasiões.
    Outra peça de extrema importância é uma boa calça jeans, de lavagem bonita e de boa qualidade. Uso pouco, mas é sempre bom ter. E uma peça que combina super com calça jeans, em várias ocasiões, são as blusas brancas. Camiseta + jeans não tem como errar. E assim, você vai montando o seu guarda-roupa inteligente com as peças que te dão várias oportunidades de uso e combinam com várias outras peças e acessórios do seu guarda-roupa. 
    Ainda estou desenvolvendo o meu, comecei a pensá-lo há pouco tempo e já desenvolvi uma pequena lista das coisas que preciso ter para compô-lo:

    • Tênis branco
    • Jaqueta jeans
    • Camiseta branca básica
    • Short jeans básico
    • Sandália rasteira 
    • Short preto de alfaiataria
    • Blazer branco
    Avaliei bastante essas peças antes de idealizá-las, pensando nas minhas necessidades do dia a dia e como poderia usar todas essas peças de diferentes maneiras com as roupas que eu já tenho em casa.
    Compre coisas de boa qualidade
    Outra coisa que te ajuda a maneirar nos gastos, é comprar coisas de boa qualidade. Isso não significa que você terá de comprar coisas caras, porque conheço muita marca cara aí que não vale uma cocada, como diz minha avó. Existem marcas boas de ótima qualidade num preço super acessível, basta pesquisar. Pesquisar é muito importante! Nunca compre por impulso. Para se ter um guarda-roupa inteligente deve haver planejamento, pesquisa e organização. 
    Compre peças apenas duas vezes no ano
    Tirando uma ocasião de muita urgência, compre suas peças apenas duas vezes no ano. Tenho certeza que você não precisa mais do que isso. E melhor, reserve-se para as ocasiões de grandes promoções! Vale muito a pena. Você só irá comprar o necessário, além de roupas novas para datas festivas e num preço muito bom. Observe mais ou menos quando geralmente tem promoções e bazares legais na sua cidade - como por exemplo, o Black Friday agora de novembro - e vá em busca das suas peças queridas. Guarde dinheiro e espere com sabedoria. Juro que vale a pena. 
    Bom, como também iniciante neste processo de guarda-roupa inteligente, essas são as minhas dicas até o momento. Espero que tenham gostado!
    Continue lendo

    Acredito que todo mundo já passou por aquela crítica pergunta "onde foi parar o meu dinheiro do mês?". Às vezes gastamos com tantas coisinhas que consideramos insignificantes que nem reparamos no rombo que elas fazem no nosso orçamento. Alguns possuem muitas contas para pagar mesmo - o que deve ser revisto. Já parou pra pensar por que você tem tantas contas ou por que não consegue lidar com elas? -, mas outros simplesmente não sabem pra onde foi o dinheiro, que acaba antes de chegar o fim do mês.
    Então, para iniciar essa jornada da educação financeira  aqui no blog, decidi começar com 5 dicas simples que fizeram grande diferença no meu orçamento, para você aplicar no seu dia a dia para economizar um pouco mais o seu dinheiro, além de gastá-lo com mais inteligência.

    1. Levar marmita e água

    Se tem uma coisa que gasta dinheiro é comida. Seja nas compras do mercado, uma saída pra lanchar ou se você passa o dia fora e precisa comprar comida. Então, uma super dica para enxugar mais seu orçamento e utilizar seu dinheiro com inteligência é levar marmita e água para onde você for. 
    Deixei de comprar comida nas minhas saídas por algum tempo e vi a grande diferença no meu orçamento mensal e anual. Na universidade, por exemplo, eu levo meu lanche. Compro meus biscoitos e frutas do mês e levo para comer na hora que bate a fome, bem como minha própria água. Se por acaso eu preciso ir ao médico e sei que vai demorar, sempre levo minha água e um biscoitinho na bolsa, para não ter que gastar com comida nos lugares. No trabalho também, se tenho que almoçar por lá, preparo minha marmita do almoço. E assim para todas as ocasiões. Isso só não acontece quando não tem nenhum lanche em casa, quando acaba as compras do mês e não dá tempo de comprar nada para levar, aí sim eu gasto dinheiro com comida fora se caso precisar. Além de manter uma alimentação mais saudável, você economiza muito.
    Dica extra: se por acaso precisar comprar comida, dê preferência para comprar em algum mercado perto do local. Sempre tem frutas, biscoitos e coisas em grandes quantidades com um preço bem mais em conta do que aquele lanche caro da lanchonete ao lado.  

    2. Pagar contas em dia

    Se tem uma coisa que come o seu dinheiro rapidinho são os juros. "Ah, mas se atrasar só um dia, não faz mal. São bem pequenos os juros". Não mesmo! Se você tem o costume de atrasar suas contas, sugiro que some o quanto você pagou APENAS de juros no ano, de todas as suas contas, para você dar uma olhadinha no rombo que isso causou no seu orçamento. Especialmente de cartão de crédito! Não faça mais isso. Faça de tudo para pagar as contas em dia! 

    3. Tente fazer as coisas em casa

    Eu não tenho habilidade nenhuma de fazer as unhas, no entanto reparei que estava gastando muito com manicure. Pé e mão custa no mínimo R$30! Então por que não tentar manter as unhas feitas em casa mesmo? Se não souber fazer, aprenda! Na internet tem vários vídeos ensinando e a prática leva a perfeição. Hoje eu pinto minhas unhas em casa e vou a manicure apenas uma vez no mês, pois minhas unhas dos pés são um pouco problemáticas e precisam de um cuidado mais profissional. Mas isso já deu uma bela enxugada no meu orçamento. 
    Outra coisa que você pode aprender também é arrumar seu cabelo, fazer maquiagem, aprender a cozinhar para não ter que gastar com restaurante, limpar sua própria casa para não ter que gastar com diarista... E assim por diante. Tente aprender! 

    4. Troque a TV a cabo por Netflix

    Uma realidade que não podemos negar é que a Netflix já é dona do nossos corações 💗 Além de ter várias séries, programas, documentários e filmes legais, é baratinha e você ainda pode dividir com a galera! Essa dica é ainda mais legal se você passa o dia fora e não tem muito tempo de assistir TV. Está pagando sua TV a cabo caríssima para não ser usada. E com a Netflix, além de assistir coisas legais em casa, pode assistir no celular também, em qualquer lugar que você esteja. Netflix, nós te amamos! 

    5. Tire os aparelhos da tomada quando não estiverem sendo usados

    Pois é, não é mito. Tirar os aparelhos da tomada quando não estão sendo usados realmente diminui a conta de energia da sua casa, pois o seu aparelho fica "em espera", consumindo uma boa parcela de energia. Então, deixe apenas a geladeira ligada quando sair de casa. Tire todos os outros aparelhos - inclusive da internet - da tomada. E se estiver em casa, faça o possível para tirar da tomada o que não estiver usando também. Garanto que fará toda a diferença na conta do mês. 

    Espero que tenham gostado dessas dicas simples. Garanto que se começarem a aplicar no dia a dia, verão a diferença no orçamento 💰 
    Continue lendo
    Novas
    Postagens
    Antigas
    Postagens

    Sobre mim

    Photo Profile
    Stefane BritoGraduanda em Direito na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

    Blog destinado a partilhar experiências pessoais, estudos, livros, filmes, dicas, viagens, e claro, falar também sobre Direito. Apaixonada por Direito Previdenciário, fui estagiária no Instituto Nacional de Previdência Social - INSS por 2 anos e atualmente sou estagiária no escritório de advocacia Lívia Amorim Advogados.

    Siga-me

    • instagram

    Marcadores

    Estudos Financeiro Lifestyle Livro Moda

    Postagens populares

    • PERSONAGENS DA TV E DO CINEMA PARA TE INSPIRAR A ESTUDAR
    • DICAS DE REVISTAS PARA PUBLICAR ARTIGOS CIENTÍFICOS

    Arquivo

    • outubro 2020 (1)
    • agosto 2020 (1)
    • junho 2020 (1)
    • maio 2020 (2)
    • março 2020 (2)
    • outubro 2019 (1)
    • agosto 2019 (3)
    • julho 2019 (3)
    • junho 2019 (1)
    • abril 2019 (1)
    • março 2019 (8)
    • fevereiro 2019 (7)
    • janeiro 2019 (5)
    • dezembro 2018 (1)
    • novembro 2018 (4)
    • outubro 2018 (3)

    Contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *

    instagram

    Created with by BeautyTemplates | Distributed By Gooyaabi Templates

    Ir para cima